Investorideas.com Newswire

Estamos prontos para ajudar a combater o Zika

Outros idiomas:
Para ler este artigo em inglês, clique aqui.
Para ler este artigo em espanhol, clique aqui
.

Detalhes

Na semana passada, a Organização Mundial de Saúde declarou uma emergência de saúde pública global devido à propagação do vírus Zika, que pode estar ligada a defeitos congênitos em recém-nascidos cujas mães estão infectadas, bem como a distúrbios neurológicos. Graças às contribuições de mais de 700.000 pessoas e 470 organizações, o World Community Grid já permitiu avanços científicos importantes em questões como câncer infantil, energia solar e água limpa. Estamos, agora, buscando novas oportunidades para aplicar este recurso gratuito e poderoso para enfrentar a crise gerada pelo Zika, e começamos conversas com vários pesquisadores e organizações para descobrir como o World Community Grid pode ajudar. Especificamente, nós estamos olhando oportunidades de fornecimento de poder computacional para os pesquisadores de Zika que desejem realizar pesquisas apoiadas em computação, tais como experiências virtuais de ancoragem molecular para medicamentos, para descobrir um tratamento para a doença.

Entendemos a urgência deste trabalho e contamos com um histórico de respostas rápidas para atender a necessidades críticas de saúde pública, tais como o lançamento do projeto Outsmart Ebola Together (Juntos Contra o Ebola), que começou a busca de drogas antivirais para o Ebola no auge de 2014, durante o surto da doença. Dentro de apenas seis meses, 30.000 voluntários do World Community Grid ajudaram a testar mais de 5 milhões de medicamentos, que poderiam potencialmente também ser usados para tratar doenças relacionadas, incluindo o vírus Marburg e as sepas Ebola-Sudão e Ebola-Reston.

Além disso, através do projeto Discovering Dengue Drugs – Together (Descobrindo Juntos Medicamentos contra a Dengue), o World Community Grid apoiou a busca de drogas para ajudar no combate à dengue, uma doença devastadora, transmitida pelo mesmo mosquito e com semelhanças ao Zika. Durante esse projeto, os voluntários do World Community Grid apoiaram experimentos virtuais com 3 milhões de compostos químicos, levando os pesquisadores a identificar moléculas promissoras, que podem ter o potencial de desativar o vírus da dengue. Agora, os químicos estão trabalhando na modificação das moléculas de várias maneiras, esperando melhorar sua eficácia, antes de prosseguir com mais testes.

Estamos abertos a receber propostas de pesquisa de todos os portes e temos capacidade de fornecer um poder computacional enorme, totalmente gratuito. Por exemplo, dois de nossos projetos são, respectivamente, considerados o maior experimento de ancoragem de drogas e a maior experiência de química quântica já realizada até hoje.

Ferramentas de software existentes

Apesar de estarmos abertos a receber propostas que utilizem todas as ferramentas computacionais, os seguintes softwares já foram habilitados para serem executados no World Community Grid e um projeto usando uma dessas ferramentas pode, portanto, ser configurado muito rapidamente.